
Hideo Kojima revela momento que foi ‘divisor de águas’ em sua vida
Publicado em 13 de setembro de 2025 às 12:00
2 min de leituraComo um dos nomes mais renomados e respeitados da indústria, responsável por grandes franquias como Metal Gear e Death Stranding, a carreira de Hideo Kojima poderia ter tomado um rumo bem diferente.
Num ensaio publicado pela revista An An, o fundador da Kojima Productions revelou detalhes de como a vida o levou a ser a mente criativa que é hoje.
Kojima traz detalhes de sua trajetória nos games
Nos anos 80, Kojima tentava se adequar aos padrões do mercado de trabalho. Formado em uma universidade considerada de “segunda categoria” no Japão, o dev revela que conseguir emprego não foi uma tarefa fácil, principalmente por não ter experiência esportiva ou internacional no currículo.
Ele chegou a esconder seu desejo de seguir em uma carreira criativa só para se adequar as necessidades institucionais. Nas entrevistas era motivo de piada quando dizia que escrevia romances.
Imagem: PlayStation
Ele descreveu como sendo um processo em que candidatos mentem para atender a expectativas das empresas, “lugar onde as mentiram se encontram.”
Após diversas rejeições, ele viu sua vida mudar após conseguir vaga numa empresa de equipamentos médicos. Cansado de ir contra seu destino, Kojima decidiu contar a verdade para o chefe do RH, explicando sobre seu desejo de seguir carreira criativa.
Surpreendentemente, a resposta do diretor foi bastante positiva, pois ele incentivou Kojima a procurar oportunidade na área desejada. Este momento foi um divisor de águas para ele, onde começou a ir atrás de empresas de brinquedos e games a fim de mostrar suas ideias originais.
Imagem: Kojima Productions
Não demorou muito, a Konami o chamou para uma entrevista, o qual foi contratado para uma vaga de planejamento, porém logo depois foi chamado para um teste de desenho e a partir daí foi iniciada a sua linda trajetória nos videogames.
Durante seu tempo na Konami, Hideo Kojima criou Metal Gear, uma das franquias mais aclamadas da indústria. Após deixar a empresa, ele fundou a Kojima Productions onde deu vida a Death Stranding.
Atualmente o dev japonês trabalha em dois grandes projetos: OD em parceria com o Xbox, e Physint em collab com o PlayStation, ambos ainda sem previsão de lançamento.
Fonte: Flow Games
Leia também
- Borderlands 4: CEO diz que é impossível os servidores caírem e desafia jogadores a tentar
Borderlands 4 já está disponível e tem se mostrado um grande sucesso para a Gearbox. No momento da escrita deste artigo, o jogo conta com 252,530 jogadores simultâneos online, o maior pico alcançado até agora.
💬 0 - Os 10 melhores animes da década até o momento, segundo o MyAnimeList
Nos últimos anos, o mundo dos animes foi marcado por obras que conquistaram o público não apenas pela qualidade da animação, mas também por suas histórias emocionantes, personagens carismáticos e ideias inovadoras. Pensando nisso, reunimos uma lista com os 10 melhores animes da década até o momento segundo o MyAnimeLi…
💬 0 - Vazamento de GTA 6 revela paródias de Uber, WhatsApp e mais empresas reais
Um novo vazamento revelou que GTA 6 seguirá a tradição da franquia de incluir sátiras ácidas do mundo real, com paródias de serviços populares como Uber, WhatsApp e PayPal. Os dados surgiram após a descoberta de uma série de domínios de internet recentemente registrados pela Rockstar Games, reforçando as expectativas…
💬 0