
Hideo Kojima revela momento que foi ‘divisor de águas’ em sua vida
Publicado em 13 de setembro de 2025 às 12:00
2 min de leituraComo um dos nomes mais renomados e respeitados da indústria, responsável por grandes franquias como Metal Gear e Death Stranding, a carreira de Hideo Kojima poderia ter tomado um rumo bem diferente.
Num ensaio publicado pela revista An An, o fundador da Kojima Productions revelou detalhes de como a vida o levou a ser a mente criativa que é hoje.
Kojima traz detalhes de sua trajetória nos games
Nos anos 80, Kojima tentava se adequar aos padrões do mercado de trabalho. Formado em uma universidade considerada de “segunda categoria” no Japão, o dev revela que conseguir emprego não foi uma tarefa fácil, principalmente por não ter experiência esportiva ou internacional no currículo.
Ele chegou a esconder seu desejo de seguir em uma carreira criativa só para se adequar as necessidades institucionais. Nas entrevistas era motivo de piada quando dizia que escrevia romances.
Imagem: PlayStation
Ele descreveu como sendo um processo em que candidatos mentem para atender a expectativas das empresas, “lugar onde as mentiram se encontram.”
Após diversas rejeições, ele viu sua vida mudar após conseguir vaga numa empresa de equipamentos médicos. Cansado de ir contra seu destino, Kojima decidiu contar a verdade para o chefe do RH, explicando sobre seu desejo de seguir carreira criativa.
Surpreendentemente, a resposta do diretor foi bastante positiva, pois ele incentivou Kojima a procurar oportunidade na área desejada. Este momento foi um divisor de águas para ele, onde começou a ir atrás de empresas de brinquedos e games a fim de mostrar suas ideias originais.
Imagem: Kojima Productions
Não demorou muito, a Konami o chamou para uma entrevista, o qual foi contratado para uma vaga de planejamento, porém logo depois foi chamado para um teste de desenho e a partir daí foi iniciada a sua linda trajetória nos videogames.
Durante seu tempo na Konami, Hideo Kojima criou Metal Gear, uma das franquias mais aclamadas da indústria. Após deixar a empresa, ele fundou a Kojima Productions onde deu vida a Death Stranding.
Atualmente o dev japonês trabalha em dois grandes projetos: OD em parceria com o Xbox, e Physint em collab com o PlayStation, ambos ainda sem previsão de lançamento.
Fonte: Flow Games
Leia também
- Hideo Kojima prevê uso de IA para criar remakes e sequências no futuro

Hideo Kojima, o lendário criador da série Metal Gear Solid, compartilhou sua visão sobre como a indústria de games poderá utilizar inteligência artificial no futuro. Em entrevista à Rolling Stone Brasil, o renomado desenvolvedor sugeriu que as IAs eventualmente assumirão a criação de remakes e sequências, permitindo q…
💬 0 - Hideo Kojima: “IA é para produtividade, não criatividade”

Quantic Dream está trabalhando em uma “experiência multiplayer competitiva” Estúdio de Heavy Rain e Detroit: Become Human vai apostar em um jogo competitivo O maior site de PlayStation da América Latina Lendário desenvolvedor, Hideo Kojima falou sobre a polêmica da inteligência artificial nos games O lendário criador…
💬 0 - Physint: Kojima revela modelagem da atriz Minami Hamabe para o jogo

Embora ainda esteja bem longe do seu lançamento, Physint chegou a receber novidades recentemente durante a apresentação da Kojima Productions. Junto de um teaser de OD e a revelação da animação de Death Stranding, o aclamado criador Hideo Kojima apresentou um pequeno vislumbre desse novo jogo de espionagem feito em pa…
💬 0