
O lendário cofundador da Apple, Steve Wozniak, marcou presença no evento do iPhone 17
Publicado em 9 de setembro de 2025 às 16:34
2 min de leituraFonte: Hardware.com.br
Nesta terça-feira (9), o cofundador da Apple, Steve Wozniak foi visto no Steve Jobs Theater, em Cupertino, durante o lançamento da família iPhone 17. Fotografado por veículos que cobriram o evento no local, Woz conversou com convidados e jornalistas antes do início da apresentação.
Woz no Steve Jobs Theater
A presença do engenheiro que desenhou os primeiros computadores da Apple emprestou um tom de “passado encontra futuro” ao keynote. Para além do peso simbólico, ele serve de ligação entre a fase mais artesanal da companhia e a atual era de superprodutos, exatamente no dia em que a Apple apresentou os novos iPhone 17, 17 Pro/Pro Max e o ultrafino iPhone Air, além de atualizações para Apple Watch e AirPods
Quem é Steve Wozniak?
Wozniak cofundou a Apple com Steve Jobs em 1976 e é reconhecido como o cérebro técnico por trás do Apple I e, sobretudo, do Apple II, o computador que transformou a empresa em um fenômeno comercial na virada dos anos 1970 para 1980. Sua trajetória o colocou entre os nomes fundamentais da revolução do computador pessoal.
Fora da rotina executiva desde meados dos anos 1980, Wozniak manteve carreira própria como inventor, professor e palestrante, apoiando iniciativas de educação e cultura — de doações ao Children’s Discovery Museum de San José a um papel de membro fundador na Electronic Frontier Foundation (EFF), entidade de defesa de direitos digitais.
Em agosto, ao completar 75 anos, ele voltou aos holofotes ao comentar num fórum que “deu toda a sua riqueza da Apple”, estimando hoje ter “cerca de US$ 10 milhões e algumas casas”.
“Eu doei toda a minha riqueza da Apple porque riqueza e poder não são o que me move. Eu tenho muita diversão e felicidade. Apoiei financeiramente muitos museus importantes e grupos de arte em San José, a cidade onde nasci, e eles deram meu nome a uma rua por eu ter feito o bem.
Hoje faço palestras e alcancei o topo nessa área. Não tenho ideia de quanto possuo, mas depois de 20 anos palestrando talvez seja algo em torno de US$ 10 milhões mais algumas casas. Nunca procurei nenhum tipo de manobra fiscal. Ganho dinheiro com meu trabalho e pago algo como 55% em impostos combinados. Sou a pessoa mais feliz do mundo. Para mim, a vida nunca foi sobre conquistas, mas sobre Felicidade, que é Sorrisos menos Carrancas. Desenvolvi essas filosofias quando tinha 18 a 20 anos e nunca me vendi”, disse Woz.
Você também deve ler!
Tela ProMotion: entenda a tecnologia da Apple que está em todos os modelos do iPhone 17
Apple confirma preços da linha iPhone 17 no Brasil: veja os detalhes
Leia também
- Pérolas do Streaming: o melhor do Netflix e do MUBI em setembro de 2025
Toxic (2024)
- Como está Kendra Licari, de Número Desconhecido Catfishing, hoje em dia?
O documentário da Netflix Número Desconhecido: Catfishing na Escola trouxe à tona um dos casos mais perturbadores de cyberbullying dos últimos anos. O escândalo, ocorrido em Beal City, Michigan, não apenas chocou a comunidade local, mas também gerou debates globais sobre confiança, tecnologia e relações familiares.&nb…
- Tudo que foi anunciado pela Apple no evento do iPhone 17
O evento “Awe Dropping” da Apple, realizado hoje, 19 de setembro de 2025, trouxe uma avalanche de novidades da empresa. Como era de se esperar, a empresa apresentou novos iPhones, Apple Watches e AirPods, além de atualizações de software que reforçam a integração entre seus dispositivos.