
O que é OpenCL? Saiba para que serve a arquitetura e entenda seu funcionamento
Publicado em 10 de setembro de 2025 às 18:58
2 min de leituraFonte: Tecnoblog
Entenda a importancia do OpenCL para a programação heterogênea (imagem: Reprodução)
OpenCL é um padrão aberto para programação paralela que permite usar a capacidade de processamento de diferentes hardwares, como GPU e CPU. Ele permite acelerar tarefas complexas, distribuindo o trabalho entre os núcleos de processamento disponíveis.
A API do OpenCL funciona por meio de kernels, funções executadas no dispositivo. O programador escreve o código do kernel, que é compilado e enviado para o dispositivo, onde é executado em paralelo em várias unidades de processamento.
O OpenCL é usado em diversas áreas, como processamento de imagem, simulações científicas, Machine Learning e análise de dados. Sua flexibilidade permite que desenvolvedores criem softwares de alto desempenho que se beneficiam do poder de diferentes arquiteturas.
A seguir, conheça mais sobre o que é OpenCL, suas aplicações, funcionamento e vantagens. Também saiba as diferenças entre o API e o CUDA, o DirectCompute e o Vulkan.
Índice
• O que é OpenCL? • Para que serve o OpenCL?• Quais são os exemplos de aplicações que usam OpenCL?
• Como o OpenCL funciona?• OpenCL é compatível com quais placas de vídeo?
• Quais são as vantagens do OpenCL? • Quais são as desvantagens do OpenCL? • Qual é a diferença entre OpenCL e CUDA? • Qual é a diferença entre OpenCL e OpenGL? • Qual é a diferença entre OpenCL e DirectCompute? • Qual é a diferença entre OpenCL e Vulkan?
O que é OpenCL?
OpenCL, ou Open Computing Language, é um padrão aberto para programação heterogênea que permite aos desenvolvedores usar o poder de processamento de diferentes hardwares, como CPUs e GPUs. Esse API de baixo nível é essencial para acelerar tarefas complexas e de alto desempenho.
Para que serve o OpenCL?
O OpenCL fornece um conjunto de códigos e ferramentas para os desenvolvedores escreverem programas que podem ser executados em diversos hardwares, como CPUs e GPUs. Ele foi criado para acelerar tarefas complexas, distribuindo o trabalho e usando o processamento em paralelo disponível nos diferentes núcleos dos dispositivos.
A API coordena o poder de processamento de múltiplos dispositivos eficientemente. Ela permite que um único código seja executado em diversas plataformas, aproveitando o processamento em paralelo para acelerar o desempenho das aplicações que exigem cálculos, como inteligência artificial e simulações científicas.
OpenCL ajuda a otimizar o processamento de imagem em software de edição (imagem: Szabo Viktor/ Unsplash)
Leia também
- Reddit muda métrica para priorizar engajamento real
Novo modelo prioriza participação dos usuários nas comunidades (imagem: Brett Jordan/Unsplash)
- iPhone 16 Pro fica 28% mais barato que iPhone 17 Pro em oferta
Apple iPhone 16 Pro 256 GB R$ 8.279,10
- Fãs fazem abaixo-assinado para presidente da Samsung
Usuários pedem que Samsung promova mudanças na divisão de câmeras (foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)