
O que é UEFI? Saiba para que serve o firmware e como funciona no PC
Publicado em 10 de setembro de 2025 às 11:25
2 min de leituraFonte: Tecnoblog
UEFI tem interface diferente da tradicional BIOS (Imagem: Victor Toledo/Tecnoblog)
O UEFI é um firmware presente na placa-mãe responsável pela verificação dos componentes e o boot do sistema operacional. Essa interface unificada tem recursos avançados em comparação com a tradicional BIOS, sendo obrigatória em sistemas modernos como o Windows 11.
O firmware passa a funcionar assim que o usuário liga o dispositivo, passando a verificar se os componentes estão prontos para receber as informações do sistema. Além disso, o UEFI traz recursos de segurança que permitem ao sistema inicializar sem a presença de malwares.
A seguir, conheça detalhes sobre o UEFI e entenda melhor o funcionamento do firmware no seu dispositivo.
Índice
• O que é o UEFI e para que ele serve?• O que significa UEFI?
• Como o UEFI funciona? • Quais são as vantagens do UEFI? • Quais são as desvantagens do UEFI? • Qual é a diferença entre UEFI e BIOS? • Qual é a diferença entre UEFI e Legacy? • Qual é a diferença entre UEFI e CSM? • Todo PC tem UEFI?• Dá para saber se meu PC tem UEFI?
O que é o UEFI e para que ele serve?
O UEFI é um tipo de firmware que substitui a tradicional BIOS do computador, sendo responsável por inicializar e testar os componentes do PC, como processador, SSDs e memória RAM.
Além disso, o UEFI é o primeiro software a ser executado quando o computador é ligado, inicializando, também, o sistema operacional. Diferente da BIOS, o UEFI é uma interface que oferece suporte a recursos avançados, que são essenciais para o funcionamento de dispositivos modernos.
O que significa UEFI?
UEFI significa Unified Extensible Firmware Interface, ou Interface Unificada de Firmware Extensível, em tradução para o português.
Como o UEFI funciona?
O funcionamento do UEFI tem início assim que o usuário liga o computador. O firmware é ativado na placa-mãe do dispositivo e tem como objetivo principal preparar o hardware para a inicialização do sistema operacional, assim como a BIOS.
O UEFI checa se todos os componentes do computador estão prontos para iniciar. Caso algum componente apresente problema, o procedimento é interrompido e uma mensagem de erro é exibida ao usuário.
Leia também
- iPhone 16 Pro fica 28% mais barato que iPhone 17 Pro em oferta
Apple iPhone 16 Pro 256 GB R$ 8.279,10
- Fãs fazem abaixo-assinado para presidente da Samsung
Usuários pedem que Samsung promova mudanças na divisão de câmeras (foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)
- O que é Trust Platform Module (TPM)? Entenda a função do módulo obrigatório no Windows 11
Entenda o que é o TPM e por que ele é exigido no Windows 11 (imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)