Pular para o conteúdo
O que é VRM? Veja para que serve o Módulo Regulador de Tensão
Computação
que
vrm
veja
para
serve
módulo

O que é VRM? Veja para que serve o Módulo Regulador de Tensão

Publicado em 16 de setembro de 2025 às 12:30

2 min de leitura

O capacitor é um dos componentes do VRM (Imagem: Laurel L. Russwurm/Pixabay)

O VRM (Voltage Regulator Module), ou Módulo Regulador de Tensão, em português, é um sistema presente em placas-mãe, placas de vídeo e outros dispositivos que permite converter e regular a tensão elétrica que chega da fonte de alimentação do computador.

Dessa forma, os componentes passam a receber energia elétrica na tensão correta, permitindo que funcionem como o esperado e sem danificar as peças do PC. O VRM é composto por diversos componentes como MOSFETs e controladores.

A seguir, entenda para que serve o Módulo, seu funcionamento e quais componentes fazem parte do sistema.

Índice

• O que é VRM? • Para que serve o VRM? • Como o VRM funciona?• Quais componentes fazem parte de um VRM? • Quais componentes do PC usam VRM?

• Qual é a diferença entre VRM e PMIC? • Qual é a diferença entre VRM e MOSFET?

O que é VRM?

VRM (Voltage Regulator Module) é um componente responsável por regular a energia elétrica da fonte de alimentação para o funcionamento adequado de placas de vídeo, processadores e outros componentes do computador.

Para que serve o VRM?

O VRM serve para converter a alta tensão da fonte de alimentação em tensões e correntes menores, suficiente para que os componentes funcionem sem queimar.

Além disso, o Módulo Regulador de Tensão — por meio de capacitores — armazena e entrega energia necessária solicitada pelo processador, o que pode variar durante o uso do PC.

Dessa forma, o VRM consegue estabilizar a tensão e fazer o uso eficiente dessa energia, evitando picos elétricos que possam vir a danificar os componentes vinculados à placa-mãe.

Como o VRM funciona?

O funcionamento do VRM tem início assim que a energia elétrica passa pela fonte de alimentação. Por exemplo: a energia que chega ao Módulo Regulador de Tensão é de 12 V. Porém, um processador (CPU) precisa de, no máximo, 1,5 V.

Fonte: Tecnoblog

Leia também