
OpenAI lança AgentKit para transformar como desenvolvedores criam agentes de IA
Publicado em 7 de outubro de 2025 às 12:00
2 min de leituraA OpenAI deu mais um passo significativo para facilitar o desenvolvimento de aplicações baseadas em inteligência artificial com o lançamento do AgentKit, um conjunto completo de ferramentas projetado para transformar a maneira como desenvolvedores criam e implementam agentes de IA. O anúncio foi feito por Sam Altman, CEO da empresa, durante o evento Dev Day.
O que é o AgentKit?
“O AgentKit é um conjunto completo de blocos de construção disponíveis na plataforma da OpenAI, projetado para ajudar você a levar agentes do protótipo à produção. É tudo o que você precisa para construir, implementar e otimizar fluxos de trabalho com muito menos fricção“, explicou Altman durante a apresentação.
Esta iniciativa reforça a estratégia da OpenAI de ampliar sua base de desenvolvedores ao simplificar e acelerar o processo de criação de agentes. A movimentação também demonstra um posicionamento competitivo contra outras plataformas de IA que estão correndo para oferecer ferramentas integradas para a construção de agentes autônomos empresariais capazes de executar tarefas complexas.
O AgentKit foi um dos diversos anúncios realizados no Dev Day da OpenAI, que também revelou a capacidade de construir aplicativos diretamente dentro do ChatGPT, plataforma que já alcançou a marca impressionante de 800 milhões de usuários ativos semanais.
O novo toolkit inclui quatro recursos principais. O primeiro é o Agent Builder, que Altman comparou ao Canva, mas para a construção de agentes. “É uma maneira visual e rápida de projetar a lógica, etapas e ideias. É construído sobre a API de respostas que centenas de milhares de desenvolvedores já utilizam”, destacou.
O segundo componente é o ChatKit, que fornece uma interface de chat incomparável e simplificada para que desenvolvedores possam integrar experiências de conversação em seus próprios aplicativos, mantendo sua identidade de marca e fluxos de trabalho exclusivos.
Já o Evals for Agents introduz ferramentas para medir o desempenho dos agentes de IA, incluindo classificação detalhada de etapas, conjuntos de dados para avaliar componentes individuais, otimização automatizada de prompts e a capacidade de executar avaliações em modelos externos diretamente da plataforma OpenAI.
Por fim, o AgentKit inclui acesso ao registro de conectores da OpenAI, permitindo que desenvolvedores conectem agentes a ferramentas internas e sistemas de terceiros de forma segura através de um painel de controle administrativo, mantendo segurança e controle sobre as integrações.
Para demonstrar a facilidade de uso do AgentKit, a engenheira da OpenAI Christina Huang construiu um fluxo de trabalho de IA completo e dois agentes de IA ao vivo no palco em menos de oito minutos.
“Isto é tudo o que gostaríamos de ter quando estávamos tentando construir nossos primeiros agentes”, afirmou Altman, destacando que a OpenAI já conta com diversos parceiros de lançamento que já escalaram agentes usando o AgentKit.
Você também pode gostar dos artigos abaixo:
OpenAI reverte política de direitos autorais do Sora após pressão de Hollywood; entenda
Sora 2: O app de vídeos da OpenAI no estilo TikTok, mas com conteúdo totalmente gerado por IA
Fonte: Hardware.com.br
Leia também
- Windows 11: Microsoft lança correção para bug no modo de recuperação

Notebooks Dell XPS 13 com Windows 11Resumo
💬 0 - Diamante se firma como solução térmica para chips de IA

Com o avanço da inteligência artificial (IA) e a expansão de data centers em todo o mundo, um novo desafio vem surgindo: o calor. O aumento da demanda por chips poderosos fez crescer o consumo de energia, e boa parte dela é desperdiçada em forma de calor. Para contornar isso, empresas e cientistas estão apostando em u…
💬 0 - OpenAI decide trazer o megaprojeto Stargate para a América do Sul

OpenAI e Sur Energy construirão data center focado em IAResumo
💬 0