
Por que alguns jogadores preferem controles com câmera invertida?
Publicado em 20 de setembro de 2025 às 09:52
1 min de leituraPesquisadores do MIT revelaram novas informações sobre a preferência por controles de câmera invetidos nos jogos. Em um estudo publicado em setembro, os cientistas examinaram por que alguns jogadores preferem inverter os controles de câmera. Dr Jennifer Corbett e Dr Jaap Munneke entrevistaram centenas de indivíduos para entender as implicações neurológicas dessa preferência.
Os resultados indicam que a escolha de usar controles invertidos está mais relacionada à forma como processamos informações visuais e espaciais do que a meros hábitos ou experiências passadas. “Nenhuma das razões que as pessoas nos deram teve relação com o fato de realmente inverterem ou não”, declarou Corbett.
Durante o estudo, os participantes realizaram tarefas cognitivas, como rotação mental de formas tridimensionais. A pesquisa descobriu que a habilidade de processar e visualizar informações espaciais impacta a preferência por inversão de controles. Especificamente, aqueles que completavam rapidamente as tarefas eram menos propensos a usar controles invertidos. “Os mais rápidos eram menos propensos a inverter”, afirmou Corbett. Em contraste, aqueles que às vezes invertem eram os mais lentos nessas tarefas.
A escolha por controles de câmera invertidos está ligada à forma como o cérebro processa e visualiza ambientes 3D, segundo pesquisa do MIT. Interessantemente, a velocidade não estava necessariamente ligada à precisão. Enquanto os participantes que não usavam inversão eram mais rápidos, os defensores do uso de controles invertidos apresentaram-se ligeiramente mais precisos. Com isso, a pesquisa sugere que nossas preferências de controles estão profundamente enraizadas em como concebemos e interagimos com o espaço tridimensional.
Fonte: GameVicio
Leia também
- É possível que exista vida “invertida” no Universo?
Texto Maria Clara Rossini | Design Caroline Aranha
💬 0 - Como é que o mundo usa o ChatGPT? A OpenAI explica
A Inteligência Artificial e mais concretamente os modelos de linguagem de grande escala são o tópico do momento, mas anos depois da entrada em força da IA nas nossas vidas há uma pergunta que se impõe: Para que é que se usam de facto os grandes modelos de linguagem?
💬 0 - Chatbots têm moral? Estudo revela que cada IA julga dilemas éticos de forma diferente
Você já parou para pensar que quando pede conselho para um chatbot, está na verdade conversando com um “amigo” que tem seus próprios valores morais? Uma pesquisa fascinante da UC Berkeley revelou algo que pode mudar completamente como você vê essas conversas: cada inteligência artificial julga situações éticas de mane…
💬 0