Pular para o conteúdo
Por que não sentimos a Terra se mover?
Tecnologia
por
que
não
sentimos
terra
mover

Por que não sentimos a Terra se mover?

Publicado em 7 de outubro de 2025 às 14:00

3 min de leitura

Nilakshi Veerabathina é professora de física na University of Texas at Arlington. Este texto foi republicado do site The Conversation. Leia o artigo original.

Neste momento, você está voando pelo espaço a velocidades incríveis. Como apenas uma entre todas as criaturas vivas da Terra, você está acompanhando nossa jornada enquanto nosso planeta se move constantemente de duas maneiras principais.

Primeiro, considere que a Terra gira como um pião. Ela gira em torno de uma linha imaginária que vai do Polo Norte ao Polo Sul, passando pelo centro do nosso planeta. A Terra completa uma rotação completa a cada 24 horas, com uma velocidade de cerca de 1.670 km/h no equador.

Enquanto a Terra gira em torno de seu eixo, ela também viaja ao redor do Sol. Leva um ano para completar a jornada – ou seja, para fazer uma revolução completa e voltar ao ponto de partida. A Terra segue em sua trajetória a uma velocidade média impressionante de 107.000 km/h.

Essas velocidades são muito mais rápidas do que qualquer veículo em que você já tenha viajado. Então, por que você não fica tonto ou voa para o espaço? Por que você nem sente a Terra se movendo?

É esse tipo de pergunta que despertou em mim, quando criança, o desejo de entender o Universo e nosso lugar nele. Agora, tenho um doutorado em Astronomia e ensino aos alunos universitários alguns dos mesmos princípios da física que explicam por que você não consegue sentir o movimento da Terra enquanto ela voa pelo espaço.

Sem solavancos ou batidas

Pense em uma ocasião em que você sente o movimento, como em um carrossel em um parque de diversões. Quando ele acelera, desacelera ou gira rapidamente, seu corpo percebe porque o movimento não é suave.

Em contraste, o movimento da Terra é notavelmente constante. Ela tem girado em torno de seu eixo e orbitado o Sol quase nas mesmas velocidades por bilhões de anos, sem solavancos ou paradas repentinas. À medida que a Terra percorre sua trajetória ligeiramente oval ao redor do Sol, sua velocidade muda um pouco, ficando um pouco mais rápida quando está mais perto do Sol e um pouco mais lenta quando está mais distante. Mas as mudanças acontecem de forma tão gradual e suave que você nem percebe.

Imagine que você está voando em um avião que atingiu a altitude de cruzeiro. Os motores estão zumbindo, você está voando pelo céu a centenas de quilômetros por hora, mas tudo dentro da aeronave parece calmo e tranquilo. Você pode andar, relaxar e esquecer que está viajando. Isso porque o avião, você e tudo o mais dentro dele estão se movendo na mesma velocidade, na mesma direção.

Assim como os passageiros não sentem a velocidade do avião durante um voo tranquilo, não sentimos o movimento da Terra porque estamos viajando na mesma velocidade que nosso planeta. Você, sua cadeira, as árvores, os prédios, os oceanos — tudo se move junto com a Terra.

Não há diferença no movimento que seu corpo possa detectar, a menos que a Terra de repente acelere, desacelere ou mude de direção — e, felizmente, isso não acontece.

Fonte: Superinteressante

Leia também