
Por que o Nobel da Paz é o único entregue na Noruega?
Publicado em 9 de outubro de 2025 às 10:00
2 min de leituraPrimeiro é importante entender como surgiu o prêmio Nobel. Ele nasce com o empresário sueco Alfred Bernhard Nobel, que liderou inovações industriais e acumulou uma fortuna em vida. Ao longo de 63 anos, fez dinheiro com fábricas de armamentos e participações em empresas de mineração e petróleo – mas não é por esses feitos que o senhor Nobel é lembrado.
Nobel assinou seu testamento em 27 de novembro de 1895, no Clube Sueco-Norueguês em Paris. O documento determina que a maior parte de sua fortuna, estimada em 31,5 milhões de coroas suecas, seria aplicada em títulos seguros, cujos rendimentos seriam distribuídos anualmente em cinco prêmios: física, química, medicina ou fisiologia, literatura e paz. Assim surgiu o prêmio que leva seu nome. A medalha Nobel é entregue todos os anos em Estocolmo, cidade natal de Alfred Nobel.
Embora tenha nascido na Suécia, em outubro de 1833, Nobel passou parte da infância e adolescência em São Petersburgo – onde seu pai, Immanuel, abriu uma fábrica de armamentos. Apesar de não frequentar escola formal, recebeu educação particular e se destacou em disciplinas como química e linguagens, dominando quatro idiomas estrangeiros.
A partir de 1863, após experiências com a nitroglicerina, Nobel desenvolveu a dinamite. A criação rendeu centenas de patentes e o transformou em um dos homens mais ricos de sua época. Suas invenções, incluindo a balistite, foram usadas em diversas guerras e conflitos. Alguns estudiosos sugerem que esse envolvimento com armas pode ter motivado sua decisão de deixar um legado humanitário.
Ao longo da vida, Nobel foi próximo da ativista austríaca Bertha von Suttner, que mais tarde seria laureada com o Prêmio Nobel da Paz. Essa amizade influenciou profundamente sua decisão de incluir a paz entre os campos contemplados em seu testamento. Nobel especificou que o prêmio seria concedido “à pessoa que tivesse realizado o maior ou o melhor trabalho em prol da fraternidade entre as nações, da abolição ou redução de exércitos permanentes e da formação e difusão de congressos de paz”.
Ele também expressou o desejo de que, na concessão de todos os prêmios, não fosse considerada a nacionalidade dos candidatos, garantindo que o mais merecedor recebesse a distinção.
O Nobel da Paz é a única categoria que não é entregue em Estocolmo, na Suécia. A cerimônia ocorre na capital do país vizinho, em Oslo, na Noruega.
Imagem de Alfred Nobel.Wikimedia Commons/Reprodução
Por que a Noruega?
Em seu testamento, Alfred Nobel determinou que o laureado da Paz fosse escolhido por um comitê de cinco membros nomeados pelo Storting, o parlamento norueguês.
O comitê foi criado em agosto de 1897, mas só pôde iniciar suas atividades após a resolução de longas disputas familiares e judiciais e a criação da Fundação Nobel em 1900, responsável pela administração financeira do legado e pela operacionalização dos prêmios.
Fonte: Superinteressante
Leia também
- Por que o museu do Louvre tem esse nome?

A resposta certa, ninguém sabe. O nome é antigo, misterioso e as teorias sobre ele são debatidas. Nenhum documento oficial explica a origem com certeza, e o que temos são hipóteses que misturam latim, francês medieval e até línguas germânicas.
💬 0 - Por que é tão fácil roubar o Louvre e para onde vão as peças roubadas?

Na manhã do último domingo (19), apenas meia hora depois da abertura do museu mais visitado do mundo, quatro figuras vestidas com coletes amarelos apareceram no pátio de paralelepípedos do Louvre, misturando-se à agitação matinal de turistas e equipes de manutenção. Poucos minutos depois, dois desses homens escalaram…
💬 0 - Por que é tão difícil salvar o clima? Um guia para entender a COP30

O químico Svante Arrhenius foi o primeiro a teorizar que o aumento da concentração de CO₂ na atmosfera esquentaria a Terra. Em 1896, numa conta ainda muito especulativa, ele previu que a temperatura média aumentaria 5 °C nos próximos séculos – ou milênios. Para Svante, tudo bem: as pessoas do futuro viveriam “sob um c…
💬 0