
Quadro de Jesus Cristo perdido há mais de 400 anos é encontrado em Paris
Publicado em 11 de setembro de 2025 às 18:00
1 min de leituraEm 2024, Jean-Pierre Osenat, presidente da casa de leilões que leva o seu nome, andava ansiosamente em círculos numa mansão parisiense quando uma equipe de especialistas emocionados finalmente anunciou: “Temos um novo Rubens!”.
O anúncio dramático não era à toa: eles haviam encontrado um quadro de Peter Paul Rubens, importante pintor belga do movimento barroco, que estava desaparecido há mais de quatro séculos. Antes de fazerem o anúncio definitivo para Osenat, o time de especialistas estudou a obra em detalhes e debateu se era autêntica ou não. A confirmação, enfim, trouxe uma reação unânime: “raríssimo e sem precedentes”.
A pintura se chama “Cristo na Cruz” e é datada de 1613. Ela foi descoberta durante o inventário de uma mansão no 6º distrito da capital francesa, uma área conhecida por seu forte histórico artístico e intelectual. Segundo a casa de leilões, a obra está em ótimo estado de conservação.
A autenticação coube ao professor Nils Büttner, especialista em artes e presidente do Rubenianum, instituição dedicada ao estudo da obra de Rubens. Büttner usou métodos que incluem imagens de raios X e análise de pigmentos para comprovar a veracidade.
“Este é o começo da pintura barroca. Cristo é representado crucificado, isolado, luminoso, destacando-se com força entre um céu escuro e ameaçador. Atrás do fundo rochoso e verde do Gólgota, há uma Jerusalém iluminada, mas aparentemente sob uma tempestade”, descreve Osenat à AFP.
Fonte: Superinteressante
Leia também
- Starlink ultrapassa 600 mil usuários no Brasil e desafia operadoras tradicionais

A Starlink superou 600 mil usuários ativos no Brasil em 2025, conectando desde a Amazônia até o agronegócio — e forçando operadoras a repensar seus limites.
💬 0 - Amazon e OpenAI firmam acordo de US$ 38 bilhões para infraestrutura de nuvem

Acordo histórico de sete anos entre OpenAI e Amazon Web Services redefine a corrida por infraestrutura de IA, com US$ 38 bilhões em investimento e milhares de GPUs Nvidia dedicadas.
💬 0 - Samsung e NVIDIA anunciam megafábrica de IA com 50 mil GPUs e parceria em tecnologias avançadas

Samsung e NVIDIA ampliam parceria de 25 anos e anunciam uma megafábrica de IA equipada com mais de 50 mil GPUs, voltada para manufatura inteligente, gêmeos digitais e redes 5G autônomas.
💬 0