Pular para o conteúdo
Qual é a quantidade normal de batimentos cardíacos? E quando fica fora do normal?
Tecnologia
qual
quantidade
normal
batimentos
cardíacos
quando

Qual é a quantidade normal de batimentos cardíacos? E quando fica fora do normal?

Publicado em 6 de outubro de 2025 às 14:00

2 min de leitura

“Meu coração pulou uma batida. E depois outra. E depois mais uma. Até que nenhum ar estava entrando ou saindo e eu pude notar que meu coração havia parado de bater completamente”. Paciente descrevendo infarto? Não, na verdade é Catalina, a protagonista de Uma farsa de amor na Espanha (sucesso do TikTok!) quando vê seu crush, Álvaro.

Seria de bom tom Catalina procurar um cardiologista, pois o coração pular batidas assim só por causa do avistamento de um boy magia não é normal. De acordo com fontes confiáveis, como a Universidade de Harvard, o normal para uma pessoa adulta saudável em descanso é que o coração tenha uma frequência de 60 a 100 batidas por minuto. Em geral, porém, verifica-se que as batidas para os adultos costumam ficar entre 55 e 85 por minuto.

Há vários fatores que podem mudar essa taxa, como: atividade física, peso, qualidade do sono, uso de medicamentos, estresse, ansiedade, hormônios e consumo de álcool. A gravidez também tem o efeito de aumentar a frequência cardíaca.

Idade Frequência cardíaca normal para pessoa em descanso e desperta

Nascimento até 4 semanas 100 a 205 bpm

4 semanas a 1 ano 100 a 180 bpm

1 a 3 anos 98 a 140 bpm

3 a 5 anos 80 a 120 bpm

5 a 12 anos 75 a 118 bpm

13 a 17 anos 60 a 100 bpm

18 anos e acima 60 a 100 bpm

Nosso corpo regula automaticamente nossa frequência cardíaca (os batimentos por minuto): quando estamos fazendo exercícios ou assustados, por exemplo, o corpo entende que nossos músculos precisam estar mais oxigenados e o coração bate mais forte. Quando estamos em descanso e relaxados, os batimentos voltam ao normal.

A frequência cardíaca de cada pessoa tem um valor máximo e um mínimo. A frequência máxima representa seu coração trabalhando do modo mais intenso que consegue para atingir suas necessidades de oxigênio no sangue. É possível aumentar esse valor com a prática frequente de exercícios, mas o corpo humano só consegue suportar a frequência cardíaca máxima por alguns minutos antes de pedir descanso. É por isso que, ao fazer exercícios, é preciso dosar a intensidade de cada atividade para não sobrecarregar o corpo.

Fonte: Superinteressante

Leia também