
Qual é a quantidade normal de batimentos cardíacos? E quando fica fora do normal?
Publicado em 6 de outubro de 2025 às 14:00
2 min de leitura“Meu coração pulou uma batida. E depois outra. E depois mais uma. Até que nenhum ar estava entrando ou saindo e eu pude notar que meu coração havia parado de bater completamente”. Paciente descrevendo infarto? Não, na verdade é Catalina, a protagonista de Uma farsa de amor na Espanha (sucesso do TikTok!) quando vê seu crush, Álvaro.
Seria de bom tom Catalina procurar um cardiologista, pois o coração pular batidas assim só por causa do avistamento de um boy magia não é normal. De acordo com fontes confiáveis, como a Universidade de Harvard, o normal para uma pessoa adulta saudável em descanso é que o coração tenha uma frequência de 60 a 100 batidas por minuto. Em geral, porém, verifica-se que as batidas para os adultos costumam ficar entre 55 e 85 por minuto.
Há vários fatores que podem mudar essa taxa, como: atividade física, peso, qualidade do sono, uso de medicamentos, estresse, ansiedade, hormônios e consumo de álcool. A gravidez também tem o efeito de aumentar a frequência cardíaca.
Idade Frequência cardíaca normal para pessoa em descanso e desperta
Nascimento até 4 semanas 100 a 205 bpm
4 semanas a 1 ano 100 a 180 bpm
1 a 3 anos 98 a 140 bpm
3 a 5 anos 80 a 120 bpm
5 a 12 anos 75 a 118 bpm
13 a 17 anos 60 a 100 bpm
18 anos e acima 60 a 100 bpm
Nosso corpo regula automaticamente nossa frequência cardíaca (os batimentos por minuto): quando estamos fazendo exercícios ou assustados, por exemplo, o corpo entende que nossos músculos precisam estar mais oxigenados e o coração bate mais forte. Quando estamos em descanso e relaxados, os batimentos voltam ao normal.
A frequência cardíaca de cada pessoa tem um valor máximo e um mínimo. A frequência máxima representa seu coração trabalhando do modo mais intenso que consegue para atingir suas necessidades de oxigênio no sangue. É possível aumentar esse valor com a prática frequente de exercícios, mas o corpo humano só consegue suportar a frequência cardíaca máxima por alguns minutos antes de pedir descanso. É por isso que, ao fazer exercícios, é preciso dosar a intensidade de cada atividade para não sobrecarregar o corpo.
Fonte: Superinteressante
Leia também
- Só para maiores: 13 animes ecchi que testam os limites do gênero

Apesar de polêmico, o gênero ecchi é um dos pilares mais curiosos e duradouros da indústria de animação japonesa. Frequentemente mal compreendido por quem está de fora, ele vai muito além do simples fanservice, misturando comédia, ação e, por vezes, reflexões filosóficas profundas sob uma estética provocativa.
💬 0 - Quando foram inventados os espelhos?

Depende do que você considera espelho. Poças e pedras brilhantes podem ter servido como as primeiras superfícies reflexivas usadas para ver a própria imagem. Já as versões manufaturadas mais antigas datam de 8 mil anos atrás, na Turquia, e eram feitas de obsidiana, um tipo de vidro vulcânico natural. Eles foram encont…
💬 0 - Quando os gatos foram domesticados? Novos estudos indicam que foi mais tarde do que se imaginava

Durante décadas, a história da domesticação dos gatos parecia relativamente bem resolvida. A versão mais aceita pelos historiadores dizia que a convivência entre humanos e felinos começou há cerca de 9.500 anos na região do Levante, que hoje abrange partes do Oriente Médio e do Mediterrâneo oriental.
💬 0