
Samsung: “Vamos duplicar o acesso dos brasileiros à inteligência artificial”
Publicado em 26 de setembro de 2025 às 06:06
2 min de leituraGustavo Assunção é vice-presidente sênior da Samsung • Samsung quer levar inteligência artificial a 400 milhões de usuários até 2025, com foco no Brasil, onde produtos acessíveis começam a ganhar IA.
• O Galaxy A17 5G se destaca ao incluir o Gemini Live, ferramenta de IA para tarefas cotidianas.
• A Motorola e a Apple também estão investindo em IA, com recursos diferenciados, mas a Samsung acredita que a IA deve ser acessível a todos os públicos.
A Samsung possui uma meta ousada para a base de usuários de smartphones servidos de inteligência artificial: 400 milhões de pessoas no planeta até o fim de 2025. Já no Brasil, a proposta é ainda mais ousada: a fabricante, líder de mercado, quer democratizar o acesso a essa tecnologia.
Dos flagships para a linha básica
São exatamente estes produtos que começam a contar com inteligência artificial. O Galaxy A17 5G, por exemplo, ganha uma tecla física que dá acesso imediato ao Gemini Live, ferramenta que vê e ouve o que está acontecendo ao seu redor para te ajudar nas mais variadas tarefas.
“Com este movimento, a Samsung duplica o acesso a essa tecnologia. Você começa a ver o poder da escala”, afirma o dirigente da maior indústria de smartphones do Brasil. Ele explica ainda que parceiros como Google e Microsoft também marcam presença.
Usuário pode pedir ao Gemini Live para identificar uma planta“Nós estamos levando a IA para aparelhos mais acessíveis e chegando à base da pirâmide. Até então, as funções se concentravam no topo dessa mesma pirâmide.” Não por acaso, a suíte de IA foi lançada junto, no começo de 2024, com o Galaxy S, e depois chegou tanto aos dobráveis quanto a produtos intermediários.
E as rivas da Samsung?
Os sul-coreanos não estão sozinhos nesta corrida. Por aqui, a Motorola também oferta produtos com Moto AI, nome da plataforma com ferramentas integradas ao telefone, como busca, sistema de anotações e resumo das notificações do dia.
Já a Apple, muito forte no segmento premium, ainda patina na inclusão de recursos avançados. Mesmo assim, ela oferece em português a ferramenta que reescreve mensagens em variados estilos ou o printscreen capaz de oferecer novas ações a partir do conteúdo na tela do aparelho.
Fonte: Tecnoblog
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O texto abaixo foi escrito por Daniel Galvão Carnier Fragoso (PETROBRAS e UFMG) e Matheus Kuchenbecker (UFVJM). Leia outros textos do blog Deriva Continental aqui
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