
Todd Howard queria menos humor em Elder Scrolls, mas os designers discordaram
Publicado em 21 de setembro de 2025 às 08:54
2 min de leituraTodd Howard, diretor executivo da Bethesda, aparentemente tentou banir o humor dos jogos da franquia The Elder Scrolls, mas seus próprios designers encontraram maneiras criativas de contornar essa diretriz. A revelação veio à tona durante um documentário recente sobre The Elder Scrolls III: Morrowind, produzido pela Filmdeg Miniatures.
De acordo com o ex-designer da Bethesda chamado Nelson, Howard mantinha uma regra clara durante o desenvolvimento: “o humor não tem lugar nos videogames”. Essa orientação, no entanto, foi sutilmente reinterpretada pela equipe para algo como “o humor não tem lugar nos videogames… desde que Todd não perceba“.
Foi justamente essa “reinterpretação” que permitiu a criação de um dos elementos mais queridos pelos fãs da franquia: o livro “The Longing Argonian Maid”, que pode ser encontrado e lido dentro do universo de Morrowind.
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Nelson confessou no documentário que não se lembra exatamente da origem da história. “Honestamente, pode ter sido depois de um happy hour ou algo assim”, comentou o designer, que admitiu ter ficado “rindo sozinho” enquanto escrevia o conteúdo. “Era uma daquelas coisas que podíamos adicionar ao jogo sem que ninguém notasse. Podíamos colocar praticamente qualquer coisa no jogo.”
O caso revela um pouco do ambiente de desenvolvimento da Bethesda durante a criação de um dos RPGs mais influentes da história dos games. Enquanto Todd Howard tinha uma visão mais séria para o universo de Elder Scrolls, seus desenvolvedores encontraram espaço para adicionar elementos humorísticos que acabaram se tornando parte importante da identidade da franquia.
The Elder Scrolls III: Morrowind, lançado originalmente em 2002, continua sendo um título de grande importância na história da franquia.
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Fonte: GameVicio
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