
Valve se desculpa com estúdio por ter arruinado o lançamento do seu jogo
Publicado em 19 de setembro de 2025 às 16:07
2 min de leituraPlanet Centauri, jogo sandbox indie com quase uma década de desenvolvimento, enfrentou um bug extremamente raro no Steam que arruinou completamente seu lançamento da versão 1.0. Segundo revelado pelo próprio desenvolvedor, o problema impediu que as notificações da lista de desejos fossem enviadas aos jogadores, resultando em apenas 581 vendas nos primeiros cinco dias após o lançamento.
O desenvolvedor Laurent Lechat compartilhou sua frustração em um desabafo no Reddit, explicando como a falha da plataforma prejudicou anos de trabalho. O Planet Centauri acumulava 138.675 adições à lista de desejos e contava com 76% de avaliações positivas antes do lançamento da versão completa em dezembro de 2024.
Apesar de ter vendido 103.400 unidades durante seu período de acesso antecipado, o jogo praticamente desapareceu dos algoritmos de visibilidade do Steam após o lançamento oficial. “O jogo nem mesmo apareceu na página 2 [das tendências do Steam]; estávamos invisíveis; o lançamento foi um fracasso total”, explicou Lechat.
Neste mês, a Valve finalmente reconheceu o problema através de um e-mail enviado aos desenvolvedores. A empresa admitiu que um bug afetou menos de 100 jogos desde 2015 (entre os mais de 86.000 títulos na plataforma), onde as notificações da lista de desejo para o lançamento não foram enviadas aos usuários interessados.
Como compensação pelo erro, a Valve ofereceu ao Planet Centauri um espaço no bloco “Ofertas do dia” para ajudar a recuperar parte da visibilidade perdida. No entanto, Lechat se mostra cético quanto à eficácia dessa solução: “Para nos recompensar, estão nos dando 24 horas de visibilidade, o que não é nada especial; há 6 slots disponíveis para essa visibilidade todos os dias do ano”.
O impacto financeiro foi tão severo que a pequena equipe se viu forçada a iniciar um segundo projeto, pois tornou-se “financeiramente impossível continuar atualizando” o Planet Centauri. Em entrevista ao Polygon, Lechat revelou que ele e seu parceiro fizeram grandes sacrifícios pessoais para desenvolver o jogo, incluindo minimizar gastos não essenciais, compartilhar apartamento e até vender um carro.
“Não tenho nem forças para ficar com raiva”, lamentou o desenvolvedor. “Começamos um segundo projeto porque é financeiramente impossível continuar atualizando nosso jogo, e estamos seguindo em frente, porque é a única coisa a fazer.”
Fonte: GameVicio
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