
Veterano de Resident Evil e Street Fighter enfrenta reação negativa após dizer “por favor, não compre Palworld”
Publicado em 1 de outubro de 2025 às 15:02
2 min de leituraO ex-designer da Capcom, Yoshiki Okamoto, gerou polêmica na comunidade gamer ao pedir publicamente que os jogadores não comprem Palworld e acusar o título de “cruzar uma linha que não deveria ser cruzada”. Veterano com mais de 40 anos de experiência e atualmente presidente da Japan Game Culture Foundation, Okamoto fez as declarações controversas em um vídeo publicado em seu canal do YouTube em 27 de setembro.
As afirmações surgem em meio à disputa legal entre Nintendo e Pocketpair, desenvolvedora de Palworld, por suposta violação de patentes. De acordo com tradução da IGN, Okamoto declarou que “não quer que o mundo se torne um lugar onde esse tipo de coisa seja aceitável” e sugeriu que o jogo só seria “oficialmente adequado para jogar” caso um acordo fosse alcançado com a Nintendo.
“Ao jogar o game, você está apoiando-o, então por favor, não o compre“, afirmou Okamoto, que posteriormente admitiu nunca ter jogado Palworld e não ter “nenhuma intenção de jogar ou gastar dinheiro no título”.
• PlayStation Plus perde mais dois jogos em outubro, totalizando seis títulos • Lançamentos chegarão ao Game Pass Premium em até um ano, mas Call of Duty fica de fora • Jovem de 19 anos confessa envio de ameaças de morte à Epic Games
A postura do veterano causou confusão entre os espectadores, já que ele parece sugerir que qualquer desenvolvedor sendo processado deveria ser tratado como culpado antes mesmo de uma decisão judicial. Além disso, Okamoto aparentemente confundiu a natureza do processo, mencionando violação de direitos autorais, quando na verdade a disputa envolve patentes de gameplay.
John Buckley, diretor de comunicações da Pocketpair, já havia expressado surpresa com o processo, afirmando que a questão de patentes foi “algo que ninguém sequer considerou” durante as verificações legais realizadas antes do lançamento de Palworld no Japão.
Parte da reação negativa aos comentários de Okamoto veio de espectadores japoneses que apontaram que vários jogos em que o próprio designer trabalhou ao longo de sua carreira também se inspiraram em ideias de outros títulos. Alguns comentários nas redes sociais questionam onde exatamente Okamoto traça essa linha que não deveria ser cruzada.
Apesar da controvérsia e do processo judicial em andamento, a Pocketpair continua avançando com seus planos para Palworld. A versão 1.0 do jogo está programada para ser lançada no próximo ano, com uma quantidade verdadeiramente massiva de conteúdo planejado, segundo a desenvolvedora.
Console retrô: 5 modelos em oferta na Amazon e 5 volantes com pedais para aproveitar jogos de corrida ao máximo
Fonte: GameVicio
Leia também
- Street Fighter 6 faz parceria incrível com McDonald’s

Talvez você já tenha visto, na semana passada, que o jogo Street Fighter 6 e a rede de fast food McDonald’s fizeram uma parceria chamada Street Burguers.
💬 0 - Preview: Resident Evil Survival Unit me surpreendeu

Uma das novidades presentes na BGS 2025 foi Resident Evil Survival Unit, novo jogo mobile da franquia. E, se você é um jogador hardcore como eu que já fica desconfiado com o termo “mobile”, talvez eu tenha boas notícias: o preview que jogamos pareceu bem mais ambicioso do que imaginava e, segundo os produtores, talvez…
💬 0 - Capcom não queria relançar Resident Evil clássicos por causa de seus remakes

Iniciada em 1996 pela Capcom, a série Resident Evil (ou Biohazard) no Japão permanece como uma das mais populares da empresa, que já fez várias sequências e remakes. No entanto, a companhia tem dificuldades em entender o valor dos jogos que deram início à franquia, o que quase impediu que eles fossem relançados no GOG.
💬 0