Pular para o conteúdo
Workslop: trabalho ruim feito com IA vira dor de cabeça para colegas
Tecnologia
workslop
trabalho
ruim
feito
com
vira

Workslop: trabalho ruim feito com IA vira dor de cabeça para colegas

Publicado em 23 de setembro de 2025 às 12:39

2 min de leitura

Funcionários expressam irritação ao receber “lero-lero de IA”Resumo

• 40% dos funcionários entrevistados receberam trabalho de baixa qualidade gerado por IA, chamado “workslop”.

• Em média, 15,4% do trabalho recebido é considerado workslop, gerando prejuízo de até US$ 9 milhões anuais em grandes empresas.

• 53% dos entrevistados se irritam com a prática, e mais de 50% têm visão negativa de quem envia esse tipo de material.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos aponta que 40% dos trabalhadores entrevistados já receberam trabalho de baixa qualidade feito por seus colegas usando inteligência artificial. Esse fenômeno ganhou até um nome: “workslop”

Uma tradução para “workslop” seria “porcaria de trabalho”. O termo deriva de “AI slop” (“porcaria feita por IA”), denominação dada a conteúdos de baixa qualidade criados com a ajuda de tecnologia e publicados na internet.

O levantamento foi feito pela Harvard Business Review, em parceria com o Stanford Social Media Lab, com 1.150 participantes. Eles dizem que, em média, 15,4% do trabalho recebido pode ser qualificado como workslop.

A prática se tornou um problema entre colegas, que precisam corrigir os trabalhos dos outros. A pesquisa aponta que, em 40% dos casos, o lixo gerado por IA é repassado entre pessoas de mesma hierarquia, e em 18%, enviado para chefes.

Como o workslop se tornou um problema?

Inteligência artificial pode melhorar qualidade de entregas ou servir como atalho para fazer trabalhos ruinsA Harvard Business Review explica que, desde que a IA chegou a ambientes de trabalho, sob o incentivo de líderes e chefes, muitos funcionários passaram a usar a ferramenta para melhorar a qualidade de suas entregas: slides bem formatados, relatórios estruturados, códigos úteis.

Nem todos seguiram por esse caminho. Alguns empregados passaram a usar IA para gerar trabalhos incompletos, sem contexto ou mesmo inúteis.

A revista define esse tipo de produção como workslop: trabalho gerado por IA que aparenta ser bom, mas não tem substância para trazer avanços significativos em uma tarefa. Essa produção se torna um problema, já que demanda que outras pessoas interpretem, corrijam ou até refaçam o material dos colegas.

Uso preguiçoso da IA traz prejuízo para empresas e colegas

Fonte: Tecnoblog

Leia também