
YouTube testa locutores gerados por IA em rádios e playlists
Publicado em 26 de setembro de 2025 às 19:00
2 min de leituraYouTube ganhou programa de recursos experimentaisResumo
• O YouTube testa locutores de IA no YouTube Music para contar histórias e curiosidades sobre músicas.
• O recurso é parte do YouTube Labs e está disponível apenas para alguns assinantes Premium nos EUA.
• O Google e concorrentes, como o Spotify, exploram apresentadores virtuais em serviços de música e outras plataformas.
O YouTube está realizando testes para colocar locuções geradas por inteligência artificial em estações de rádio e mixes do YouTube Music. Segundo a plataforma de streaming, os apresentadores vão contar histórias, revelar curiosidades e fazer comentários divertidos sobre as músicas favoritas do usuário.
O recurso é o primeiro do YouTube Labs, nome que a empresa deu para seu recém-lançado programa de recursos experimentais. Ele é exclusivo para assinantes do plano Premium. Mesmo assim, o cadastro não garante acesso: os locutores só foram disponibilizados a um pequeno número de usuários nos Estados Unidos.
Google e concorrentes apostam em apresentadores virtuais
Colocar a IA para falar é uma das apostas do Google para essa tecnologia. Um grande exemplo disso é o NotebookLM, ferramenta voltada a estudos que é capaz de transformar cadernos, artigos, anotações e outros materiais em um podcast sobre o assunto, com direito a dois apresentadores conversando.
O recurso fez sucesso e o Google tem planos para colocar uma ferramenta semelhante nos resultados de busca, transformando as páginas mais relevantes da pesquisa em um resumo falado.
Voltando aos serviços de música, o YouTube Music não é o primeiro a recorrer à tecnologia para simular um apresentador. Em agosto de 2023, o Spotify apresentou o DJ X, recurso que cria playlists e contextualiza as escolhas, explicando em áudio o motivo da seleção.
Mesmo mídias mais tradicionais bêm fazendo seus testes com a IA. Na Polônia, uma estação de rádio demitiu seus jornalistas e colocou apresentadores virtuais na programação. A Off Radio Krakow abandonou a ideia após críticas — um abaixo-assinado pelo fim do experimento conseguiu 23 mil assinaturas em cerca de uma semana.
Com informações do YouTube e do Verge
YouTube testa locutores gerados por IA em rádios e playlists
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- YouTube começa a restringir contas após verificação de idade
Usuários compartilham pop-up que notifica a verificação da idadeResumo
💬 0 - Por que não existem vacinas contra fungos?
Por um misto de razões científicas e econômicas.
💬 0 - Por que tantos países chamam o abacaxi de ananás?
Naná era o nome em tupi dado à fruta, que é nativa da América do Sul e cultivada pelos povos indígenas há pelo menos 3 mil anos. Quando os europeus chegaram aqui, gostaram da tal naná e espalharam a fruta (e o nome) pelo mundo.
💬 0