
O oceano Pacífico é mesmo pacífico?
Publicado em 29 de agosto de 2025 às 14:00
1 min de leituraFonte: Superinteressante
Depende da região. O nome foi dado pelo português Fernão de Magalhães, que liderou a primeira viagem de circum-navegação pelo globo (mas morreu antes de completá-la, na região da Filipinas). Ao atravessar o estreito que hoje leva o nome “Magalhães” – a maior passagem natural entre o Pacífico e o Atlântico, localizada no Chile –, o navegador teve a impressão de que o primeiro oceano era mais tranquilo que o segundo. Ledo engano. O Pacífico é o maior oceano do mundo, e tem tanto águas tranquilas quanto turbulentas. Um exemplo é o Círculo de Fogo: o entorno do Pacífico que fica sobre falhas de placas tectônicas, com atividade vulcânica intensa e terremotos que podem originar tsunamis.
Leia também
- Só para maiores: 13 animes ecchi que testam os limites do gênero

Apesar de polêmico, o gênero ecchi é um dos pilares mais curiosos e duradouros da indústria de animação japonesa. Frequentemente mal compreendido por quem está de fora, ele vai muito além do simples fanservice, misturando comédia, ação e, por vezes, reflexões filosóficas profundas sob uma estética provocativa.
💬 0 - Muitos lagartos prosperam na natureza mesmo após perder um membro, revela estudo

Perder uma parte do corpo na natureza parece ser uma sentença de morte. Sem um braço ou uma perna, afinal, as chances de caçar, fugir de predadores ou se reproduzir diminuem drasticamente. Mas isso nem sempre é verdade.
💬 0 - A Grande Mancha de Lixo do Pacífico criou seu próprio ecossistema: a Plastifera

No meio do oceano Pacífico, entre a Califórnia e o Havaí, há uma paisagem improvável: uma extensão turva de resíduos humanos, redes de pesca e fragmentos de garrafas plásticas que, vistos do alto, lembram um deserto flutuante. Essa é a Grande Mancha de Lixo do Pacífico (NPGP), uma massa de detritos estimada em 1,6 mil…
💬 0