
O oceano Pacífico é mesmo pacífico?
Publicado em 29 de agosto de 2025 às 14:00
1 min de leituraFonte: Superinteressante
Depende da região. O nome foi dado pelo português Fernão de Magalhães, que liderou a primeira viagem de circum-navegação pelo globo (mas morreu antes de completá-la, na região da Filipinas). Ao atravessar o estreito que hoje leva o nome “Magalhães” – a maior passagem natural entre o Pacífico e o Atlântico, localizada no Chile –, o navegador teve a impressão de que o primeiro oceano era mais tranquilo que o segundo. Ledo engano. O Pacífico é o maior oceano do mundo, e tem tanto águas tranquilas quanto turbulentas. Um exemplo é o Círculo de Fogo: o entorno do Pacífico que fica sobre falhas de placas tectônicas, com atividade vulcânica intensa e terremotos que podem originar tsunamis.
Leia também
- Como o DNA das moscas revela os animais escondidos em uma região
Em uma fazenda em recuperação ambiental no interior de São Paulo, cientistas estão rastreando a presença de onças-pardas, antas e outros animais sem jamais vê-los. As pistas não estão em pegadas, câmeras ou armadilhas, mas em um lugar improvável: o estômago das moscas.
- Cientistas descobrem vasos sanguíneos preservados no maior fóssil de T. Rex do mundo
Jerit Leo Mitchell é doutorando na Universidade de Regina, no Canadá. O texto abaixo saiu originalmente no site The Conversation.
- Ransomware: o que é e como se proteger de ataques
Imagine ligar o computador e não conseguir abrir programas e arquivos, se deparando com uma mensagem na tela informando que seu PC foi “sequestrado” e será preciso pagar para resgatá-lo. Essa situação provavelmente envolve um ataque de ransomware.