
Como é que o mundo usa o ChatGPT? A OpenAI explica
Publicado em 16 de setembro de 2025 às 10:58
5 min de leituraA Inteligência Artificial e mais concretamente os modelos de linguagem de grande escala são o tópico do momento, mas anos depois da entrada em força da IA nas nossas vidas há uma pergunta que se impõe: Para que é que se usam de facto os grandes modelos de linguagem?
A equipa de investigação económica da OpenAI contribuiu bastante para responder a essa pergunta ao publicar um ‘working paper’ inédito do National Bureau of Economic Research (em associação com o economista de Harvard David Denning), que dá detalhes acerca das tarefas mais populares no ChatGPT ao longo do tempo. Enquanto outras pesquisas procuraram estimar os dados de utilização através de inquéritos auto-reportados, este é o primeiro paper com acesso directo aos dados de utilização internos da OpenAI. Como tal, dá uma visão sem precedentes a estatísticas de uso fiáveis para o que ainda é, de longe, o LLM mais popular do mundo.
A OpenAI ainda está a crescer a um ritmo acelerado
Já se sabe que o ChatGPT é popular, mas este documento dá uma visão clara do crescimento do LLM nos últimos meses. Medindo apenas os utilizadores activos semanais nos planos Free, Plus e Pro, o ChatGPT ultrapassou 100 milhões de utilizadores no início de 2024, subiu para mais de 400 milhões no início deste ano, e actualmente pode gabar-se de ter mais de 700 milhões de utilizadores, ou “quase 10% da população adulta do mundo”, de acordo com a empresa.
A OpenAI admite que as suas medições podem estar ligeiramente erradas, devido à dupla contagem de alguns utilizadores que fecham as sessões em vários dispositivos, bem como de alguns utilizadores com sessão iniciada que mantêm múltiplas contas com diferentes endereços de e-mail. Outros estudos sugerem que apenas uma minoria desses utilizadores está a pagar pelo privilégio de usar o ChatGPT. Ainda assim, o grande número de pessoas que estão pelo menos curiosas em experimentar o LLM da OpenAI parece ainda estar ainda a crescer.
Todos esses novos utilizadores também estão a levar a aumentos significativos no número mensagens que a OpenAI processa diariamente, que subiu de cerca de 451 milhões em Junho de 2024 para mais de 2,6 mil milhões em Junho de 2025 (com média de uma semana perto do final do mês). Para dar algum contexto a estes números, a Google anunciou em Março que a média de pesquisas diárias é de 14 mil milhões e isto é depois de décadas como o líder indiscutível em pesquisas na Internet.
Evolução do número de utilizadores semanais do ChatGPT que estão nos planos Free, Plus, Pro, entre Novembro de 2022 a Setembro de 2025. Imagem – Estudo ‘HOW PEOPLE USE CHATGPT’ Além de medir o crescimento geral de utilizadores e de uso, o documento da OpenAI também detalha o uso total com base em quando os seus utilizadores com sessão iniciada se registaram pela primeira vez numa conta. Estes gráficos mostram o quanto o crescimento recente do ChatGPT depende da aquisição de novos utilizadores, em vez de utilizadores mais antigos que aumentam o seu uso diário.
Em termos de volume médio de prompts diários por utilizador individual a longo prazo, o ChatGPT parece ter tido dois períodos de crescimento distintos e acentuados. O primeiro vai de Setembro a Dezembro de 2024, coincidindo com o lançamento dos modelos o1-preview e o1-mini. A média de mensagens por utilizador no ChatGPT estabilizou em grande parte até Abril, quando o lançamento dos modelos o3 e o4-mini causou outro aumento significativo no uso até Junho.
Desde Junho, no entanto, as taxas de mensagens por utilizador para utilizadores de longa data do ChatGPT (aqueles que se registaram no primeiro trimestre de 2025 ou antes) têm sido notavelmente planas por três meses completos. O crescimento no uso geral durante esse último trimestre foi inteiramente impulsionado por utilizadores que se registaram desde Abril, muitos dos quais ainda estão a começar a usar o LLM.
Ainda se está para ver se o recente e tumultuoso lançamento do modelo GPT-5 leva a outro aumento significativo das médias do volume de mensagens por utilizador nos próximos meses. Se isso não acontecer, podemos estar a ver pelo menos um tecto temporário no quanto os utilizadores de longa data do ChatGPT usam o serviço num dia normal.
Os utilizadores do ChatGPT são mais jovens e mais masculinos do que a população em geral
Embora as pessoas mais jovens sejam geralmente mais propensas a adoptar novas tecnologias, é notável o quão grande parte da base de utilizadores do ChatGPT é composta por jovens. Um total de 46 por cento dos utilizadores que revelaram a idade na amostra de estudo da OpenAI tinham entre 18 e 25 anos. Se for adicionado o número, sem dúvida significativo, de pessoas com menos de 18 anos a usar o ChatGPT (que não foram incluídas na amostra), e uma boa maioria dos utilizadores da OpenAI provavelmente ainda não existia no Século XX.
A OpenAI também estimou a provável divisão de género numa grande amostra de utilizadores do ChatGPT usando dados da Segurança Social e a lista do World Gender Name Registry de nomes próprios fortemente masculinos ou femininos. Quando o ChatGPT foi lançado no final de 2022, 80 por cento dos utilizadores activos semanais do ChatGPT eram provavelmente do sexo masculino. No final de 2025, essa proporção mudou para uma ligeira (52,4 por cento) maioria para utilizadores provavelmente do sexo feminino.
A utilização vai para além do trabalho
Apesar de toda a conversa sobre LLM potencialmente revolucionarem o local de trabalho, uma maioria significativa do uso total do ChatGPT não tem nada a ver com a produtividade empresarial, de acordo com a OpenAI. As tarefas não relacionadas com o trabalho (conforme identificadas por um classificador baseado em LLM) cresceram de cerca de 53 por cento de todas as mensagens do ChatGPT em Junho de 2024 para 72,2 por cento em Junho de 2025, de acordo com o estudo.
Fonte: PCGuia (PT-PT)
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