
Diretor da Obsidian diz que indústria de games passa por sua fase mais insegura
Publicado em 10 de outubro de 2025 às 13:53
2 min de leituraUm dos nomes mais conhecidos da Obsidian Entertainment, Josh Sawyer é creditado por trabalhos como Icewind Dale, Fallout: New Vegas e Pillars of Eternity. No entanto, mesmo com 26 anos de trabalho na indústria de games, o diretor de design do estúdio afirma que nunca se sentiu particularmente seguro sobre trabalhar na área.
Sawyer inclusive afirmou ao público do Games Connect Asia Pacific (GCAP) que acredita estar passando pelo período mais inseguro de sua carreira. “Em 26 anos, nunca me senti realmente seguro em um trabalho. Mesmo agora. Menos agora, na verdade”, declarou o desenvolvedor.
Foto: Divulgação/Obsidian Entertainment
Na época em que o diretor de design da Obsidian começou a trabalhar, era comum que times considerados “grandes” tivessem no máximo 40 a 50 pessoas. Enquanto eles cresceram para ter centenas de desenvolvedores em jogos Triplo A atuais, Sawyer afirmou que a mudança não veio acompanhada por maior estabilidade.
Diretor de Obsidian afirma que crescimento da indústria acompanhou instabilidades
Para Sawyer, ao mesmo tempo que é positivo que práticas como crunch tenham deixado de ser comuns, a indústria de games atual também traz outros problemas. Entre eles está o fato de que títulos Triplo A estão exigindo equipes cada vez maiores, bem como ciclos de desenvolvimento que podem levar, no mínimo, cinco anos.
Foto: Divulgação/Obsidian Entertainment
O diretor de design da Obsidian afirma que faz com que desenvolvedores sofram mais pressões, e não houve um aumento substancial dos salários da área que compense isso. Para piorar as coisas, muitos estúdios têm preferido terceirizar vários processos, o que ajuda a diminuir os pagamentos disponíveis — e afasta muitos desenvolvedores do mercado de games.
No entanto, apesar de não se sentir totalmente seguro, Sawyer afirma que testemunhou algumas mudanças positivas nos últimos 26 anos. Entre elas está o fato de que os ambientes de trabalho estão mais diversos, e práticas como o trabalho remoto permitiriam que mais pessoas entrassem no mercado.
Foto: Divulgação/Obsidian Entertainment
Durante a apresentação, Sawyer também explicou porque RPGs no estilo de Baldur’s Gate e Pillars of Eternity deixaram de ser feitos no passado. Segundo ele, lojistas afirmaram que ninguém mais comprava jogos do estilo — e foi preciso acreditar neles para não correr o risco de não ter espaço em prateleiras para lançamentos futuros.
dinâmica reformulada
The Outer Worlds 2 traz combate inspirado em Destiny 2 e Call of Duty, diz Obsidian
Fonte: Adrenaline
Leia também
- Final Fantasy 7 Remake: diretor diz que se arrependeu de UMA coisa

Durante a Brasil Game Show 2025, o Flow Games teve a oportunidade de conversar com Naoki Hamaguchi, diretor da trilogia Final Fantasy 7 Remake. E, durante o bate-papo, perguntamos se Hamaguchi faria algo de diferente nos seus jogos depois da estreia. E, surpreendentemente, há uma única coisa. Venha ver!
💬 0 - Criador de Dead Space diz que Elon Musk mente ao prometer jogo feito por IA

Embora seja um entusiasta da inteligência artificial (IA) e acredite que a tecnologia vai ajudar a desenvolver games, Glen Schoffield, um dos criadores de Dead Space, não se deixa empolgar por promessas grandiosas. Em uma participação na Gamescom Asia x Thailand Games Show, ele afirmou que Elon Musk mente ao afirmar q…
💬 0 - Chefe de Assassin’s Creed diz que não deixou a Ubisoft por vontade própria

Na última terça-feira (14), a Ubisoft anunciou que, após passar os três últimos anos comandando a série Assassin’s Creed, Marc-Alexis Coté havia decidido deixar a empresa. No entanto, o desenvolvedor veio a público para afirmar que a história não é bem essa e, na prática, ele foi forçado a se afastar de sua posição.
💬 0