
Pete Hines critica modelos de assinatura por desvalorizar os criadores de jogos
Publicado em 5 de setembro de 2025 às 20:52
2 min de leituraFonte: GameVicio
A indústria de jogos passou por uma grande mudança nos últimos anos, com os serviços de assinatura vez fazendo mais parte do modo de consumo dos jogadores.
Pete Hines foi vice-presidente de marketing da Bethesda, tendo deixado a empresa em 2023. Em uma recente entrevista, o executivo critica a visão das editoras quanto ao uso do serviço, argumentando que os modelos de assinatura falham em levar as necessidades dos criadores em conta, os quais são as engrenagens que movem os serviços.
“Não estou mais trabalhando em nenhuma dessas empresas, então não assumo que tudo o que eu sabia enquanto estava na indústria ainda seja válido hoje. Ao mesmo tempo, estou envolvido o suficiente para saber que presenciei, há alguns anos, o que considerei decisões de visão curta — e parece que estavam certas as minhas observações.
As assinaturas se tornaram o novo termo ruim, não é? Hoje você não compra mais um produto. Quando se fala de um serviço de assinatura baseado em conteúdo, se você não descobrir como equilibrar as necessidades do serviço e de quem o administra com as necessidades de quem fornece o conteúdo — sem o qual sua assinatura não vale absolutamente nada —, então você tem um problema sério.”
Durante a entrevista é citado o caso da Tango. Embora a Microsoft tenha afirmado que Hi-Fi Rush foi um sucesso, o estúdio ainda acabou tendo suas portas fechadas. Hines sugere que os criadores e seus jogos não estão sendo devidamente valorizados.
“É preciso reconhecer, compensar e valorizar adequadamente o esforço necessário para criar esse conteúdo, e não apenas fazer um jogo, mas criar um produto. Essa tensão está prejudicando muita gente, inclusive os próprios criadores de conteúdo, porque eles estão inseridos em um ecossistema que não está valorizando nem recompensando devidamente o que produzem.”
Fonte: Kotaku
Leia também
- Capitão Hunter, YouTuber de Pokémon, é preso por acusações graves

O produtor de conteúdo Capitão Hunter, YouTuber especializado em Pokémon com mais de 700 mil inscritos, foi preso nesta quarta-feira (22) em Santo André, São Paulo. O influencer, cujo nome verdadeiro é João Paulo Manoel, enfrenta acusações de exploração sexual de crianças e produção de pornografia envolvendo adolescen…
💬 0 - Ghost of Yōtei: Estúdio explica por que optou por um final único, diferente de Tsushima

A Sucker Punch Productions revelou o motivo por trás da decisão de criar apenas um final para Ghost of Yōtei, diferente do que fez em Ghost of Tsushima. Em entrevista recente, o escritor-chefe Ian Ryan explicou que, embora o estúdio tenha considerado múltiplas possibilidades de conclusão para a jornada da protagonista…
💬 0 - Por que a Konami anunciou três Silent Hill de uma vez? Produtor explica

Em 2022, a Konami surpreendeu aos fãs de Silent Hill ao anunciar não somente que a franquia iria retornar após um tempo “na geladeira”, mas faria isso na forma de três games. Três anos depois, dois dos títulos anunciados já foram lançados e mostraram que a franquia ainda ocupa um espaço importante no mundo dos games.
💬 0